A Internet pode ser um lugar perfeito para empreender, principalmente para as micro e pequenas empresas. Mas, para se destacar em um meio tão concorrido e não começar com o pé esquerdo, veja 10 dicas que o estrategista de marketing, Gabriel Rossi – palestrante e comentarista da TV Estadão, contou ao Itanhaém Comercial :
1-Evite a miopia de marketing: muitas empresas ainda focam no produto, não no mercado . É importante lembrar que o verdadeiro marketing é feito de fora para dentro. As empresas devem focar nos anseios e nas necessidades dos clientes, facilitando sua vida. Focar apenas no produto, em seu desenvolvimento, tornará o empreendimento obsoleto. As pessoas não compram produtos. Elas compram os serviços que eles oferecem.
2-Pense na marca desde o início – Criar uma marca forte e constante garantirá a fidelidade do cliente , que estará menos suscetível às mudanças de preços e ofertas dos concorrentes. Invista em atributos para a sua marca, agregando valor à ela.
3-Seja flexível: hoje o consumidor é mutante. Está ultrapassado acreditar em planejamento a médio e longo prazo. O empresário deve estar atento às constantes mudanças de mercado e pensar rápido para encontrar e adotar soluções criativas e adequadas para o momento.
4- Lembre-se do pós-venda: marketing não deve ser feito apenas no momento da venda do produto ou serviço. A pós-venda franca e eficiente agregará valor ao negócio, à marca da empresa e do produto, garantindo não apenas a manutenção do cliente, mas ampliando a sua fidelidade.
5- Estimule sempre o boca a boca: a melhor forma de divulgação ainda é a convencional e que hoje ganha mais força com as redes sociais. O boca a boca para micro e pequenas empresas, que sempre foi importante, agora deve ser virtual. Cada vez mais o consumidor utiliza a web para pesquisas sobre produtos e serviços.
6- Invista nas mídias digitais: as redes sociais são relevantes, já está provado. Mas é fundamental investir em profissionais capacitados para prover conteúdo e monitorar as redes sociais. Aquele esquema mambembe de tuitar e postar no Facebook sem padrão ou estrutura pode ser um “tiro no pé”.
7- Entenda o novo perfil do funcionário: não existe mais equipe que quer bater ponto e receber o salário no fim do mês. Existem, sim, os nativos digitais. Independentemente de idade ou sexo, estão ansiosos por mudanças e novas oportunidades. Oferecer cursos, flexibilidade de horário e qualidade de vida à equipe garantirá um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.
8- Faça sempre seu network: o que vale não é o que você faz, mas quem você conhece. E, hoje, com ferramentas como Linkedin, Facebook e Twitter é possível ampliar esta rede de contatos. Quanto mais gente souber de sua empresa ou produto, maior a chance de sucesso.
9-Invista em design: um bom design de produtos significa que primeiro você será percebido. O consumidor está cada vez mais emocional, se apegando à comunicação visual e as experiências de compra. Esta premissa também vale para os sites, que devem ter simplicidade, leveza e facilidade na navegação.
10-Tenha parceiros: é mais produtivo – e, muitas vezes, mais barato – investir em terceirização de determinados serviços do que contratar funcionários. Essa prática garantirá agilidade e será menos onerosa para sua empresa.

0 comentários:
Postar um comentário